Monday, March 06, 2023

You say you’re a winter bitch, but summer’s in your blood.

 

Uma das vantagens dos meus frilas (talvez a única) é que eles me proporcionam conhecer lugares novos. Nesse caso a tarefa do dia era buscar informações sobre a Catedral Católica Ucraniana da Sagrada Família no Exílio (em Mayfair, no centro da cidade) e fazer algumas fotos. Ela é mesmo muito bonita, construída em tijolinhos e terracota em estilo romanesco. Durante esse período tenebroso de invasão e guerra ela tem servido como local de reunião e acolhimento para a comunidade ucraniana na cidade e todos os refugiados que ela tem recebido.

Em frente à igreja existe um terraço, uma espécie de “jardim suspenso” muito tranquilo com bancos, plantas, fontes de água e um gazebo. Tinha também um café, mas parecia fechado. Curioso é que essa vizinhança, hoje em dia bastante exclusiva (leia-se “cara”), já foi anteriormente ocupada pela classe trabalhadora. Essas mudanças demográficas estão por toda a parte e eu acho super interessante estudar a história dos lugares e descobrir as diferentes etnias, nacionalidades ou grupos socioeconômicos que passaram por ali.

Depois de cumprir com meus deveres fui caminhar pela área; o dia acordou frio e nublado, mas o sol veio abrindo espaço no céu durante a manhã e uma luz belíssima surgiu por entre as nuvens cor de chumbo, refletindo nos prédios um brilho dourado. Ela me lembrou de uma luz bastante específica quando o sol se abria nos fins de tarde pós chuva da minha infância; no Brasil os antigos chamavam de “sol das almas”.

Lamento agora não ter feito mais fotos, mas o meu “blogging muscle” se encontra atrofiado e eu nem pensei que o mini rolê poderia render um post. Como de fato não rende, mas doravante pretendo aproveitar as fotos que vão pros stories ou que ficam mofando no rolo da câmera já que não quero deixar esse site morrer.

Passei por este café chamado FEYA e bom, impossível não entrar. :D Tomei um turmeric latte caríssimo, um bolo que tinha uma cara ótima na vitrine porém a massa era quebradiça e estava encharcada de xarope. Mas muito bonitinho o lugar – daquele jeito “instagramável” cheio de clichês visuais e que vai fechar daqui a pouco quando aparecer outra novidade – apesar de que ter sido chamada de FEYA até no pratinho eu achei um pouco demais.

Cores do dia (a vontade de comprar um ukulele verde limão foi CONSIDERÁVEL, mas resisti pois não sei tocar e sei que não vou ter disciplina pra aprender).

Outra coisa que quase veio pra casa comigo foi esse chapéu da Uniqlo. Me imaginei fazendo a madame com ele no Rio de Janeiro, passeando pelo calçadão de Copacabana com um vestido bem esvoaçante, o celular escondido no sutiã e o olho atento buscando prever assaltos. Mas decidi ser financeiramente prudente, economizar o equívoco e planejar melhor o meu guarda roupas de verão.

Ou seja, devo ir buscá-lo amanhã. ;)

0 Comments:

Post a Comment