Monday, February 22, 2016

Vianden, Luxemburgo



Na cidade onde eu passei a infância havia um motel de nome LUXEMBURGO cujo letreiro trazia uma ilustração de um camarada todo encasacado descendo uma montanha com os pés num par de skis. Durante os meus dez primeiros anos de vida (ok, quinze) eu acreditei piamente nessa imagem e qual não foi minha decepção ao descobrir que aquele pequeno país era na verdade plano feito uma panqueca e não rolava um skiboard. Toda uma mística topográfica destruída em apenas uma olhada na legenda de relevo de um atlas escolar.

Vianden é uma pequena comuna no norte de Luxemburgo, fica às margens do rio Our e faz fronteira com a Alemanha - ou seja, está na única parte levemente “montanhosa” do país. Tem um castelo, 1800 habitantes, um restaurante de fondue, outro com um wiener schnitzel fantástico, uma creperia/sorveteria maravilhosa e… bem, digamos que apesar de skis serem itens supérfluos na mala do turista você não vai ficar com fome. :)



O castelo em estilo romanesco datado do século X está aberto a visitação - e vale a visita, tanto pela beleza da vista quanto pelo décor. À noite ele se ilumina no topo do monte e é como se flutuasse sobre a cidade.







A estátua de São Nepomuceno observa o rio do alto da ponte.



E Victor Hugo está logo ali, do outro lado da rua. Como era frequentador assíduo e fez propaganda da cidade para o resto do mundo, Vitinho ganhou um museu próprio.





























Gatos de Vianden:







Os planos são voltar no verão porque tem teleférico para o castelo e em Outubro para a famosa Festa da Noz - bolo de nozes, biscoito de nozes, whisky de nozes, doces de nozes. Eu nem mesmo gosto de nozes, mas hey, qualquer desculpa é válida pra comer mais wiener schnitzel. ♥

P.S.: Sorry pelo sumiço e pelas tags abandonadas; no momento cuidado de felina doentinha e entretendo mãe carente. Ou seja, quase não tenho mais tempo pra respirar, dormir ou me lavar - yup, it is that bad. A vida está bastante difícil, corrida e meio triste por aqui, por isso o blog e as redes sociais vão ficar meio desatualizados pelo menos até o fim de Março; vou tentar aparecer pelo menos semanalmente. Stick with me, que vai melhorar (até porque não pode piorar muito).

0 Comments:

Post a Comment