Monday, March 05, 2012

Agendas/journals

Como haviam me pedido aqui e na formspring, resolvi fazer um post sobre agendas. Sem muita pretensão, na verdade, porque não acho que as minhas sejam lá essas coisas e também forçando a barra da preguiça, porque eu teria que fotografar páginas e dar uma truncada no texto - não que eu tenha grandes segredos na vida, mas. :)

Enfim, como pareceu interessar a algumas pessoas e assunto para manter esse blog funcionando é sempre bem vindo, resolvi pôr algumas páginas aqui e esclarecer algumas dúvidas. Desculpas antecipadas pelas fotos horríveis (estava escuro) e a quem tem internet lenta, mas esse post é image heavy - sorry!











Não demora pra fazer. Levo, em média, uns 20 minutos por página. Às vezes sai uma por dia, às vezes deixo acumular e faço no fim de semana. Depende do tempo e paciência disponíveis, mas não me consome tanto tempo. E, ainda que demorasse, é diversão e não tarefa. Ou seja, não se vê o tempo passar.

Não é um diário, e eu não escrevo nelas tudo o que faço. Escrevo coisas que preciso fazer, faço listas, colo coisas que achei/ganhei e achei bonitinhas, úteis ou interessantes e não quero jogar fora, páginas de revista com inspirações, desenhos e rabiscos, textos que achei legais, coisas que estou pensando ou sentindo. Conteúdo variável.

Os desenhos são meus, inspirados em doodles que a gente vê por aí.













A "agenda", em si, é qualquer caderno. Prefiro espiral porque é mais fácil de virar páginas e deixar a agenda aberta para fazer as colagens. Prefiro fundo quadriculado por questões estéticas (acho bonito e facilita alguns desenhos), mas já usei cadernos de folhas brancas ou coloridas. Só não curto muito usar pautado, pelo menos não pra esse fim.

Não sai caro porque não compro quase nada para fazê-las. Alguns extras são fitas adesivas coloridas (adoro as washi, feitas de papel de arroz japonês, mas como são caras!), adesivos (compro em lojinhas coreanas no Etsy), Às vezes imprimo o texto em folhas A4 quando não estou a fim de escrever à mão. Mas dá pra fazer praticamente tudo só com papel, tesoura, cola, canetas e revistas (que eu compro de qualquer maneira e uso imagens e textos).









Não costumo planejar muito, senão gasta-se muito tempo, a preguiça bate e não sai nada. Mas também não saio colando coisas de maneira randômica - às vezes essa "técnica" produz resultados lindos, noutros só produz desastres e agendas sendo atiradas na parede (ou no lixo). É possível um balanço - que eu, claramente, ainda não atingi. There's method in the madness. :)

Tem muita gente boa pela internet fazendo journals; não vou dar links porque são muitos e, pelos link backs, esse pessoal pode acabar vir parar aqui nesse post e eu morrerei de vergonha (haha). Mas dêem um search por "journals" no Flickr, por exemplo.













Sugiro não usar muita cola. Enruga a folha e o resultado não é bom. Prefira, se possível, usar cola em bastão. E fita adesiva também, a melhor alternativa - mas nem sempre é possível. Também se pode usar grampeadores, costurar os items nas páginas com linha de bordado - a lista é infinita.

Pra quem tem a Fujifilm Instax, journals são um excelente modo de exibir as fotos da câmera. As imagens são bem pequenas (do tamanho de um cartão de crédito) e têm bordas extras; ficam perfeitas coladas na página com fita adesiva colorida. Estou considerando uma dessas câmeras (que são extremamente bonitinhas), mas não gosto muito do preço do filme, que ainda é meio caro ainda que você compre em grande volume no Ebay (cerca de 3 reais por foto). Para quem não se importa com o gasto, fica a dica.

Cuidado com recibos compras de lojas. A técnica de impressão deles é rápida e barata, mas em compensação desbotam com o tempo. Tenho alguns em agendas antigas e eles estão praticamente brancos. Se você quer o memento, sugiro que tire uma cópia para colar, já que a impressão no original fatalmente vai desaparecer.


50 Comments:

  1. Me lembrou minha adolescencia! Adorava fazer agendas!!!!!! Hoje nao tenho mais tempo, mas eu acho muito legal! E depois de um bom tempo, pegar as agendas para relembrar...
    A sua e bem caprichada!!! Adorei!

    ReplyDelete
  2. Sempre quis fazer um journal mas nunca consegui passar da pág 10 kk depois que eu escrevo acho tudo muito bizarro.
    Amei todas as páginas *-* dá vontade de sair catando todos os adesivos, imagens e afins que encontrar pela frente para fazer páginas lindas como essas.
    parabéns pela criatividade e bom gosto. deixa por aqui mesmo, posts assim são muiiito legais.
    :*

    ReplyDelete
  3. São lindas. Mas acho que é preciso ter muita habilidade manual para fazer as agendas...

    ReplyDelete
  4. Essa ideia é muito bacana. Deve ser emocionante rever as colagens depois de alguns anos. E essa página do dia 08/01/12 podia perfeitamente fazer parte da minha agenda. Isto é, SE eu fosse jeitosa pra trabalhos manuais, mas não é o caso. kkkk

    ReplyDelete
  5. Acho muito legal e é um trabalho super criativo e bem pessoal também. Eu até gostaria de fazer, acho que no começo ficaria animada, mas acabaria deixando de lado por pura preguiça
    =/

    ReplyDelete
  6. que história é essa de vergonha!? suas agendas estão lindas. só tive uma agenda desse tipo qdo era adolescente, mas parei pq depois eu não consigo ter onde guardar tanta "tralha". mas que é lindo, é.

    ReplyDelete
  7. OK, você conseguiu me animar a ter agenda novamente! amei as colagens...será que eu consigo vencer a preguiça? haha esse post foi pura inspiração

    ReplyDelete
  8. Adorei! Poxa, não teria toda essa paciência, mas adorei o que fizeste. ;)

    ReplyDelete
  9. QUE LINDO!

    Confesso que não sou tão criativa pra essas coisas. Lindo ♥

    ReplyDelete
  10. Ai que lindinho! Vou fazer um desses pra mim :D

    ReplyDelete
  11. tenho uma caixa cheia de agenda deste tipo, desde os meus 12 anos. este ano é o primeiro que não comprei agenda, estou fazendo um teste pra ver se consigo viver sem...e algum tempo venho pensando em comprar um caderno e só registrar aquilo que realmente ME interessa, sem a obrigação de ter todos os dias...gostei da sua ideia ;)

    ReplyDelete
  12. É uma excelente maneira de praticar a criatividade. Estão lindas, Lolla.

    :)

    Beijos, Pri.

    ReplyDelete
  13. que lindo, lolla!
    me deu saudade de quando eu também fazia agendas. hoje em dia não tenho mais paciência pra fazer, o que é uma pena! obrigada por compartilhar as suas, além de ser um tesouro são lindas obras de arte!

    beijos!

    ReplyDelete
  14. Eu adorei viajar nas páginas das suas agendas... Voltei no tempo, em especial naquela "the Science of Nostalgia". As letras, os desenhos, os textos, as imagens, remetem a um momento em que eu, num passado remoto, me punha a prazeirosamente colar e escrever coisas queridas num caderno qualquer.

    ReplyDelete
  15. Ameeeeei!! Das mais legais que eu já vi, sério mesmo!!
    Gosto tanto dessas coisas que acabo andando com cadernos/agendas/bloquinhos infinitos, talvez organizar num só fosse melhor, maaas, e a diversão??
    Beijos e obrigada por compartilhar com a gente!

    ReplyDelete
  16. aaah, que coisa legal! já tentei fazer algo parecido mas com o tempo acabei desanimando. eu tentava meio que fazer com fotos do instagram.

    uma dica bacana pra colar as fotos/textos/tickets/etc é fita dupla face. existem algumas que não precisa ficar desgrudando camadinhas chatas, são aplicadas com os dois lados já colando. super práticas.
    aqui no Brasil não é muito fácil de encontrar, mas por aí, cooom certeza você acha! ^^

    post muito bacana. achei inspirador!

    ReplyDelete
  17. Que lindo! E quanta criatividade, paciência e dedicação pra ficar tão excelente assim...

    =]

    ReplyDelete
  18. Lolla!! que modéstia!! deixa nos dois. Amei sua agenda,lin-daaa!! na verdade conhecia algo meio parecido nas adolescentes aqui, mas bem menos glamouroso, também não havia internet, ainda, esse seu método é um ótimo momento pra criar e entreter. Eu este ano fiz uma agenda pra mim, até postei, mas sabe que até hoje ela está sem o calendário, só coloquei o primeiro mês, e por fim é nela que controlo planos de viagens, dieta, obras em casa, projetos financeiros, contas, orçamentos...eu uso fichário com folhas coloridas.
    Adorei ver aí o tiket do ônibus, já passamos pela mesma calçada,kkk, lembro tanto dos amigos de lá quando estudava no Santa Luzia, mas não encontro ninguém na Internet, fiz parte da turma inaugural do Colégio, excelente, foi a minha grande oportunidade não esperdiçada e bem aproveitada na vida!! sou muito grata ao Professor Álvaro.

    ReplyDelete
  19. Lolla, publiquei lá no blog o link para uns travel journals incríveis. Acho que você vai gostar de ver: http://www.roadtripdanina.com/2012/03/sketches-natalie-ratkovski.html. Beijos!

    ReplyDelete
  20. Eike delícia!!!! Deu *muita* vontade de fazer também... e saudades do tempo em que eu tinha agendas. Não tão lindas, diga-se. ;)

    Bjo, Letícia R.

    ReplyDelete
  21. Adorei as dicas Lolas, eu tbm adoro fazer essas colagens em minha agenda, ficam bem divertidas e interessantes.

    ReplyDelete
  22. Lindos, Lollinha!
    E deve ser bem calmante fazê-los, não?

    Beijinhos!

    ReplyDelete
  23. Gente, que coisa LINDA! Queria muito ter tempo e paciência para fazer uma coisa dessas... Adorei!

    ReplyDelete
  24. Aaah, Pessoas com talento! hahaha

    Adoro colagens de todos os tipos, as vezes arrisco alguma coisa... mas não tenho lá tempo ou paciencia. Tenho um diario, diario... mas é só escrita - em garranchos - e pronto.

    Adorei sua agenda! ;*

    ReplyDelete
  25. Aaah é exatament isso que eu quero fazer com a Agenda da noiva que eu comprei. Agora que passou a época mais turbulenta do ano em termos de trabalho, vou começar a me dedicar nisso.

    ReplyDelete
  26. achei inspirador *-*
    minha agenda também tem muitas colagens, fotos e coisas que acho interessante. gostei da idéia de pegar imagens de revistas ;)

    beijos!

    ReplyDelete
  27. bonito este momento da vida em que a gente capricha nos decos só porque não foram feitos para o eventual pero yet saco-sem-fundo da ect jejeje

    saludos pra senhorita!
    miss ya :*
    bek

    ReplyDelete
  28. Oi Lolla! Não precisa publicar esse comentário não, viu. Nada a ver com seu post (que aliás, que lindo! dá até vontade de tentar um journal). É só que ontem teve show do Morrissey em Belo Horizonte, e bem. De todas as possíveis pessoas que isso poderia me lembrar, acabei lembrando de você! Conheci Smiths através do seu antigo blog, Cry Baby, alguns anos atrás. E me marcou demais, claro, sendo até hoje uma das minhas bandas (e cantor) preferida. Ele estava lindo, Lolla! Quase chorei mil vezes. E não se fez de rogado, não... cantou There is a Light That Never Goes Out e How Soon is Now :)
    Nada a ver com nada, mas lembrei tanto que quis comentar! Seu blog continua fantástico, e parabéns aí.

    ReplyDelete
  29. Adoroooo!! Tenho várias imagens salvas para me inspirar, só falta a coragem pra fazer né?

    Bjus

    ReplyDelete
  30. Lolla, eu gostei tanto de s/journal q estive no Lgo São Francisco/RJ e encontrei o caderninho quadriculado na Casa Cruz e comecei hoje, na verdade eu já tinha costomizado a minha agenda, porém agora ficou mais divertida, pena q o dia só tem 24hs!!!...mas fazendo, descobri, no meu caso não dá pra usar o verso, usei caneta stabilo marron e marcou o verso...aí percebi como você usa...as duas folhas espelhadas, não é?? vacilei,rsrsrs Tenha um ótimo fim de semana!!!

    ReplyDelete
  31. Uau, que coisa linda! Sempre gostei de colagens (tenho uma pasta cheia de imagens recortadas que eu não queria jogar fora mas também não sabia o que fazer) e agendas, mas também sempre as comprei, rs. Também gosto de desenhar e, nossa, você me deixou um pouquinho motivada a, quem sabe, criar alguma coisa nessa linha.

    Tou vindo pela primeira vez por aqui e, oun, achei tudo muito lindinho.

    Um beijo,

    ReplyDelete
  32. melhor blog das interneids tudo.
    et found his home, joguem fora a porra do telefone.
    a-m-o!

    -niny

    ReplyDelete
  33. Quanta paciência! E fica lindo demais. Eu só fiz algo parecido na época do colégio, quando tinha aquelas agendas-diário... qualquer dia vou tirar as agendas da caixa enorme e ver se publico alguma coisa. Parabéns, adorei!

    ReplyDelete
  34. Ano que vem vou começar uma agenda. Porque sinto que esse ano a minha vida está se encaixando...então ano que vem, vai ser sucesso. Quero uma agenda grande e cheia de desenhos. Claro que ela vai ficar escondida de todos. As pessoas são preconceituosas com a ideia de um rapaz de 24 anos ter uma agenda ilustrada. hahaha

    obs:adoro suas colagens!

    ReplyDelete
  35. Menina, como vc é talentosa! Amei e babei...não tenho saco nem criatividade pra isso, acho...aceita encomenda? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ReplyDelete
  36. Eu ando com saudade de papel, andei até ensaindo umas aulas de scrapbooking para ter vontade de revelar mais fotos. Agora me animei a usar isso também em agendas, vai ser o uso perfeito de um caderno lindo que eu comprei. Muito, muito inspirador.

    ReplyDelete
  37. gente que coisinhas mais lindas! amei as dicas e inspirações!
    bjs

    ReplyDelete
  38. adorei adorei adorei. Vendo este seu post fiz uma rápida viagem ao passado. Minhas agendas também eram pra lá de descoladas, assim como a sua.
    Bjs

    ReplyDelete
  39. que lindas! dá até vontade de fazer, mas acho que ia ficar uma meleca :)

    ReplyDelete
  40. claro que eu pirei loucamente.

    ReplyDelete
  41. Tudo perfeito!! Vc não deveria ter a menor vergonha de mostrar isso, são lindas demais. Sua criatividade é incrível, fica tudo mega harmonizado e delicioso de ver. Inspirador!

    Obrigada por sempre dividir coisas tão lindas com a gente, sejam tuas colagens ou tuas fotografias! :)

    ReplyDelete
  42. Lolla Simplesmente MARAVILHOSO!!!
    Amei amei amei... e amo vir aqui... Sempre uma alegria para ver...
    Beijos

    ReplyDelete
  43. muito lindo...isso é arte.
    obrigada por existir Lolla...seu blog é uma super inspiracao.
    bjs.
    Ana R.

    ReplyDelete
  44. Lindo Lolla linda!
    Amei a idéia e estou fazendo também.Uma verdadeira terapia,sempre q posso faço.

    beijinhos.
    Mineirinha.

    ReplyDelete
  45. Eu quis muito comentar no teu último post, com fotos de Londres, mas não encontrei o botão de comentário...
    Amei os ângulos e cores que você fotografou.
    Sou uma apaixonada por Londres e me encantei com teu blog!

    ReplyDelete
  46. Nossa, um dia eu vou conseguir fazer colagens lindas assim! Muito lindas!! :)

    ReplyDelete
  47. Que lindo!
    Amei!

    Acho que vou adotar a ideia ano que vem.
    Vai ser um ano diferente: o ingresso na universidade...

    Beijos!

    ReplyDelete
  48. Nossa, que coisas mais fofas!
    Adorei todas as páginas!

    Parabéns pelo capricho. Devem ser ótimas recordações.

    bj

    ReplyDelete
  49. Que lindas páginas, repletas de poesia e mta beleza... eu tbém amo colagens e tenho vááários cadernos, kkk! Seu blog é mto fofo e inspirador, parabéns!
    Bjs, bjs da Pris

    ReplyDelete