Friday, August 26, 2011

Fritatta
















Resultado final não-perfeito porque deixei tempo demais no forno. Mas não comprometeu o sabor, então valeu a pena.

Refogue um punhado de tomates cereja fatiados em óleo, cebola e alho. Junte salsicha ou presunto picados, refogue por mais alguns minutos e apague o fogo. Numa tigela refratária, despeje água fervendo sobre um punhado de espinafre e reserve. Bata três ovos com 200ml de leite, sal e pimenta (eu usei creme de leite diluído no lugar do leite para diminuir a quantidade de lactose da receita - dieta Atkins, sorry). Rale um punhado de queijo (eu usei cheddar) e misture delicadamente. Despeje a mistura de ovos numa forma pequena untada com manteiga e junte a ela o refogado de tomates e o espinafre escorrido, espalhando bem. Leve ao forno pré-aquecido (200C) até a misturar assentar (teste com uma faca).

Devo estar esquecendo alguma coisa. Não sei descrever receitas.

O queijo e o presunto/salsicha são opcionais, mas eu acho que com eles a fritatta fica bem melhor. :)

25 Comments:

  1. Sem querer desanimar vc, mas creme de leite deve ter umas 4x mais calorias do que o leite...rs

    ReplyDelete
  2. Mô - O que desanima é quando as pessoas fazem piada sem ler o post direito. A dieta aqui é Atkins, ou seja, nada de carboidratos. E como está escrito, a idéia era reduzir LACTOSE - não calorias.

    ReplyDelete
  3. Verdade, eu li em alguma parte do seu blog que vc faria Atkins, me esqueci. E ou estou louca ou vc não havia citado 'ainda' Atkins, só 'dieta, sorry' neste post.
    Acho que vc deve ter usado creme de leite de soja então, né? Porquê o normal tb tem LACTOSE, seja ele integral ou desnatado.
    Desculpe o comentário, me meti aonde não deveria e prometo não retornar ao seu blog.
    Be happy, com ou sem lactose…

    ReplyDelete
  4. Eu editei o post para evitar confusões futuras. Mas o ponto já havia sido feito antes, quando mencionei Atkins aqui e quando falei de lactose ao invés de calorias. E você fez outra suposição errada: não usei leite de soja, e creme de leite tem menos lactose do que leite por causa do percentual maior de gordura. Meu quase diploma em Nutrição nem foi necessário: basta consultar qualquer tabela de composição de alimentos online. Eu nunca disse que você havia se metido onde não devia e nem que sua presença não era bem vinda aqui; só achei seu primeiro comentário levemente debochado (sem necessidade, convenhamos) e quis retificar.

    ReplyDelete
  5. Lolla, não foi o meu intuito ser debochada ou irônica no meu 1º comentário, eu falei brincando. Vc não me conhece, esse é o meu jeito, mas sou uma pessoa do bem.
    Eu achei o seu comentário direto e levemente grosseiro, parecia ofendida, agora entendo o porquê.
    Seu blog é um dos que venho todos os dias, é uma das minhas homepages. E já o é há mais de ano, apesar de eu não comentar. O RSS dele não funciona pra mim porque uso o do IE e não um leitor, por isso o coloquei como página inicial.
    Ao contrário de vc, eu nunca fiz Atkins e não sei se leite tem mais ou menos lactose que creme de leite e muito menos sou quase formada em nutrição, por isso nem vou procurar uma tabela de alimentos online, acredito em vc. Meu mundo é moda e tudo que o envolve, mas isso não vem ao caso mais.
    Apesar de vc não ter dito que eu não era bem vinda, como eu disse lá no começo, sou uma pessoa do bem, mas que se chateia por muito pouco, por isso não pretendo retornar.
    See you por aí...

    ReplyDelete
  6. Que delícia Lolla!

    ReplyDelete
  7. Eita que o povo gosta de implicar viu :)
    Nunca tinha pensado em fazer no forno, sempre faço na frigideira mesmo, experimentarei!
    Outra coisa, fico boba com a cor clarinha do cheddar daí, aqui em terras tupiniquins acho que eles tascam um corante, fica num laranja pior que Donata Versace!

    bj,

    ReplyDelete
  8. Mô - Pois, esse é um dos problemas. A pessoa nunca comenta, e quando o faz é uma frase apenas fazendo piada do post e com um "rs" no fim. E eu tenho certeza de que você é uma pessoa do bem; só foi meio infeliz no comentário. Como essa é a internet, é preciso ter cuidado e carinho ao escrever para deixar sua intenção o mais clara possível. Se você NÃO SABE "se leite tem mais ou menos lactose que creme de leite", então porque afirmar isso no segundo comentário? Pelo que noto, você "não sabe" diversas coisas (o que é normal), mas mesmo assim faz afirmações a respeito. Isso se torna cansativo para quem tem um blog; ter que ficar se justificando e se defendendo o tempo todo. Confesso que já há tempos penso em desativar meus comentários (não sou problogger e não preciso de feedback para provar que sou "vendável") e talvez esse tenha sido o empurrão que faltava. Se você se chateia por pouco, seria bacana considerar a idéia de não chatear as pessoas por pouco. Ok, não estou chateada, você apenas acabou sendo usada como exemplo involuntário de como não comentar num blog. Sinta-se livre para voltar sempre que quiser e, esse episódio à parte, agradeço muito a sua presença até aqui.

    Anônimo - Fica bom mesmo, recomend; mas não deixe queimar a crosta, como eu fiz... :)

    Tati M - Eu prefiro o forno para essa receita porque, com essa quantidade de ingredientes e líquidos, não se pode mais chamar de omelete e ia ser preciso uma frigideira bem funda (e acho que nem ia cozinhar por igual). Não sou expert em cozinha, por isso não posso ter certeza. Mas forno, apesar de meio demorado, dá certo. :) Quanto ao Cheddar, aqui tem esse "super laranja" também, e eu tenho medo dele. Não acho que tenha a ver com ser mature ou não, mas já provei e o sabor é forte demais. Eu uso sempre o mild porque é o gosto que prefiro. Jura que não se acha esse mais clarinho no Brasil? Hmmm, eu sentiria falta se voltasse a morar aí (mas queijo importado no Brasil é caríssimo mesmo, não tem jeito).

    ReplyDelete
  9. Realmente Lolla, uso uma bem grandona e funda e tenho que ficar tomando conta para não queimar embaixo e ficar cru no centro, no forno parece bem mais simples.
    Olha, não sabia que se comercializava diferentes níveis de maturação do cheddar. Fiquei com vontade de experimentar esse mais suave. No Sta. Luzia (SP) onde faço minhas compras só encontro o cheddar "laranja" mas pelo menos ele é o legitimo da região certificada :) é caro mas dá pra comprar de vez em quando, né?

    pra quem nunca comenta, tô tagarela!

    ReplyDelete
  10. lolla, acho que vc n tem q provar popularidade pra ninguém, mas as caixas de comentários de blogs como o seu sempre tem informações interessantes, mesmo quando elas vem de pequenos mal entendidos como o desse post.

    ReplyDelete
  11. Esses tomates pequenininhos são uma graça!

    Abraços!

    ReplyDelete
  12. Aiuiim, que fome, Lollla!!!rs
    Uma idéia bem legal...já que estou fazendo reeducação aliemntar...trocar a fritura pelo forno é 10!!!
    Bjinhu e bom fds!!!
    :D

    ReplyDelete
  13. AHHHH QUE FOME!

    acho que eu trocaria o presunto, por bacon. yummi! yummi! :)

    ReplyDelete
  14. Eu estou fazendo a Dukan que tem mais ou menos o mesmo principio, vou tentar essa receita!


    P.s.Primeira vez por aqui...boa sorte com a dieta...

    bjo

    ReplyDelete
  15. fiquei com água na boca!!!!!!!!!!!
    =9

    ReplyDelete
  16. Oi Lolla! Adorei as fotos do seu blog, são realmente inspiradoras. As cores, as formas a composição, tudo maravilhoso. Parabéns! Super beijo. A partir de hj sou uma leitora assídua.

    ReplyDelete
  17. que delícia!
    esses tomatinhos são a melhor coisa do mundo. quando aparece aqui por casa, coloco em uma tigela com sal e azeite de oliva e como considerando um petisco. E espetinho deles com mussarela de búfala e manjericão? Huuum fico com desejo só de pensar. Fica a dica da receitinha simples e prática para Atkins. Dei uma pesquisada rápida agora e vi que mussarela de búfala tem um índice alto de lactose :( Mas acho que ia ficar super gostoso com queijo gouda também, que pelo que entendi se equipara ao cheddar. Hahaha não entendo nada disso.
    As fotos estão lindas, como sempre.
    Um beijão!

    ReplyDelete
  18. Pois eu acho que vc manda muito bem. ;D

    ReplyDelete
  19. Lollita, olha a hora do meu comentário! Agora imagina a fome q isso aí me deu?! Eu sou a tarada das fritattas/omeletes/ovos mexidos hahaha!

    Como sou vegetariana (não vegana, visto q como ovos), apenas descartaria o bacon/presunto. Dizem que por um tiquinho de fermento em pó deixa a omelete mais fofinha... Deve funcionar na fritatta, vou testar.

    Crianças, não se irritem!!! ;)

    ReplyDelete
  20. Tati M - eu perguntei ao Respectivo e ele também não entende o cheddar laranja. Disse que, se você for a Cheddar aqui na Inglaterra (a cidade onde o queijo é fabricado) até mesmo os mature são clarinhos, o que muda é o sabor. Esse alaranjado é MÍSTICO, hahaha. Vou pesquisar, fiquei curiosa. :)

    Yasmin - sim, é um ponto válido; mas também existe a formspring, que é um espaço legal onde fazer perguntas. Eu não tenho nada contra interagir, mas na minha época (hahahaha, falou a velha) blogs não tinham comentários e nem por isso eram menos legais - muito pelo contrário... Vou mantendo os comentários enquanto saco tiver. :)

    Mundobrel - e são doces! Alguns tipos dá até pra comer como fruta (erm, ok, tomate É fruta, mas deu pra entender) de tão docinhos que são. Adoro tomates. :)

    Menina Rosa - sim, pra quem está restringindo calorias a receita também serve; basta evitar os embutidos e o queijo e usar mais legumes gostosos (imagino que cenourinhas devem ficar amor). Pensei em usar sardinha em lata da próxima vez. :)

    Luciana - Hmmm, bacon, MAS QUE BOA IDÉIA. <3<3

    Karine - essa serve para a Dukan também, mas só na fase em que se pode comer legumes. Acho que na fase inicial dá pra tirar os legumes e colocar bacon ou outras carnes.

    Jeys - então testa e me conta. :)

    Elene - obrigada, e seja bem vinda!

    Cacá - eu também adoro comê-los assim, só com azeite e sal, às vezes balsâmico. aqui em casa eu tenho gouda e acabei de comer esses tomates com fatias finas do queijo num sanduíche de pão Atkins. :)

    Patrícia - vindo de você isso já nem é mais elogio, é consagração. <3

    Ju - Dependendo do seu furo horário, pode ser café da manhã, almoço ou jantar. Ou nada disso e você ter ficado com fome assim mesmo. :) boa idéia a do fermento, vou tentar usar da próxima vez.

    ReplyDelete
  21. Oi! Fiz uma adaptação de sua receita em casa: esqueci do espinafre, não refoguei nada, joguei tudo dentro do ovo cru mesmo.. usei parmesão ralado grosso, peito de peru defumado e tomate. Mas, mesmo assim, ficou delícia! Minha mãe amou! Obrigada pela ideia.

    ReplyDelete
  22. Adorei, vou fazer. On Atkins, too.

    ReplyDelete
  23. Fiquei com vontade de experimentar! Que óptimo aspecto! :D

    ReplyDelete
  24. Lolla, não sei qual é o seu gosto, mas eu adoro tudo "mais pra queimadinho", e babei com a fritatta e esses baconzinhos tostados da última foto... =9

    ReplyDelete
  25. Salvei aqui pra fazermos agora que vamos voltar com a South Beach. Ótimo pra um almoço rápido sem depender de comida pronta do Tesco! =)

    ReplyDelete