Tuesday, September 08, 2009

Itália, ano passado.

O casal que vos escreve passava férias de verão na Sicília, aquele lugar mágico, cuja orla de um azul incrivelmente saturado é cercada por condomínios de luxo e hotéis cobrando diárias de mil euros, impossibilitando que locais e turistas pobres (oi!) tenham acesso ao mar. Ainda bem que eu não gosto de praia e fui pra lá com o único objetivo de comer até explodir. E fui bem sucedida; perdi 50% do meu guarda roupa ao chegar de viagem.

Largamos o carro alugado num estacionamento em Taormina e fomos bater perna, comer coisas gostosas, comprar artesanato (o que coubesse na mala e no bolso) e fazer fotos. Na volta, o papel esticado no pára-brisa avisava que havíamos excedido o limite de horas permitido (onde esse tal limite estava afixado, não encontramos) e por isso estávamos sendo multados; favor pagar até o dia XX na delegacia da região XX de Taormina, grato.

Problemas: estávamos indo embora de Taormina no dia seguinte. Hotel reservado e tudo. Já começava a escurecer e encarei o prognóstico de me enfiar no carro e ir procurar o endereço da tal delegacia (não constava na multa) e depois tentar encontrá-la; admito que idéia de ir caçar uma delegacia na Sicília àquela hora não me pareceu convidativa. Enfiei a multa na bolsa para guardar de recuerdo e Respectivo riu: "Ok, a gente paga SE eles nos encontrarem!"

Bom, hoje a multa chegou na nossa casa. Mais de um ano depois.
Entrega especial, com assinatura requerida ao destinatário. A multa em si apenas oito euros. A cobrança, no entanto, era de quase 37 - atraso no pagamento, taxas de envio, etcétera. Sinceramente? Custou a eles bem mais do que isso descobrir nosso paradeiro e enviar a carta. Nota 10 em esforço investigativo, zero em custo-benefício.

Mas essa eu pago, né? Caso contrário eles mandam a máfia em peso atrás de mim se eu um dia voltar a pôr meus Loubotins na Sicília.

(by the way, não tenho Loubotins; gasto meu dinheiro pagando multas de trânsito hiperfaturadas)


Lembro que voltei da Sicília um pouco chateada (por vários fatores, incluindo cidades que pareciam estar apodrecendo a olhos vistos) a ponto de gastar metade de um batom da MAC rabiscando um xingamento na parede de um banheiro em Siracusa - shame on me. Mas o fato é que a Sicília é um lugar meio surreal que precisa de tempo para ser digerido e compreendido. E no fim das contas, as muitas pequenas coisas legais se sobrepõe em número e em impacto às poucas coisas ruins. E são essas pequenas coisas que me fazem querer retornar um dia, mais sábia para evitar as roubadas e mais paciente com o ritmo desacelerado da vida dessas pessoas tão orgulhosas da sua cultura.

O que me faz lembrar imediatamente do pequeno restaurante italiano em Londres, que tem sorte de contar com uma excelente cozinha, ótimo vinho e um garçom que, ao ser perguntado se era italiano, ergueu o nariz levemente indignado e respondeu, na lata: "no, madam - i'm sicilian".







































0 Comments:

Post a Comment