Tuesday, October 30, 2007

Bergen-Belsen

"Bergen-Belsen, por vezes chamado apenas de Belsen, foi um campo de concentração alemão da era nazista. Localizava-se no atual estado alemão da Baixa Saxônia, a sudoeste da cidade de Bergen, próximo de Celle.

Entrou em funcionamento em 1940 como campo para prisioneiros de guerra. Depois de 1941, cerca de 20.000 soldados soviéticos foram torturados e mortos no campo. Mais tarde, em 1942, Bergen-Belsen tornou-se um campo de concentração; as SS tomaram o comando em Abril de 1943.

Não havia câmaras de gás em Bergen-Belsen, uma vez que os assassinatos em massa deveriam ocorrer nos Campos de Extermínio (Vernichtungslager) do Leste Europeu; no entanto, milhares de judeus, homossexuais e ciganos foram ali torturados ou morreram de fome. Em 1945 os prisioneiros de outros campos foram levados para as linhas de frente, uma vez que os soviéticos avançavam.

Em condições de superlotamento, de doença e mal nutrição, houve muitas mortes. Foram cavadas grandes valas. Quando as tropas britânicas libertaram o campo em 15 de Abril de 1945, eles encontraram milhares de cadáveres por enterrar.

Grande parte de Bergen-Belsen foi destruída após a libertação, com receio de tifo e dos piolhos.

Cerca de 70.000 pessoas morreram em Bergen-Belsen. Entre elas conta-se Anne Frank e a sua irmã Margot, que morreram ali em Março de 1945.

Hoje, o campo está aberto ao público, e contém um centro de visitantes e uma "Casa do Silêncio" para reflexão. Foi construído um grande obelisco."
(fonte)

algumas fotos que fiz durante a visita: