Wednesday, May 19, 2021

Jersey, Channel Islands (Part I)



Como não tem muito conteúdo porque só chove - quanta diferença da primavera passada, aquela ironia de um solzão infinito em pleno lockdown... - e eu me rendi à hibernação pois sou feita de açúcar e odeio sair under my umbrella, ella, ella, resolvi postar uma mini série com fotos inéditas (no blog)  + fatos interessantes de Jersey por aqui. Porque deu saudades e porque talvez seja o único lugar onde  seja possível pousar nesse verão 2021. E por falar em pouso: aí em cima temos o aeroporto e o antigo shed da finada Jersey Airlines que nos recepcionam na chegada.


Jersey é a maior das ilhas do Canal Britânico (118.2 km²) e fica a 22km da península de Cotentin na Normandia, França - bem mais perto da França do que da Inglaterra. Mede aproximadamente 14.5 km de leste a oeste e 8 km de norte a sul (9 X 5 milhas), daí o apelido fofo local de "nine by five". 


A ilha fazia parte originalmente do ducado da Normandia, cujos duques vieram a se tornar reis da Inglaterra. Quando o país perdeu a Normandia para a França no século XIII, Jersey decidiu se manter fiel à coroa britânica apesar de nunca ter se tornado parte do Reino Unido. O país é uma democracia parlamentar (sob monarquia constitucional, que assim como no UK não manda em nada) e tem governo, sistema financeiro, legal e judiciário próprios; o Reino Unido é responsável apenas pela defesa da ilha. O setor de finanças é o que mais gera renda: cerca de 40% do PIB.


Jersey é dividida em 12 regiões administrativas/vizinhanças, cada uma delas batizada de acordo com a paróquia local - daí o nome "parish" (minha casa, por exemplo, ficava no parish de Saint Martin). Tem 70km de litoral, 19 praias (de pedrinha, de areia, com dunas, que desaparecem com a maré alta e na maré baixa parecem uma paisagem lunar), uma infinidade de vales (Waterworks, Grands Vaux, Mont les Vaux, Le Mourier...), florestas e o ponto mais alto da ilha é Les Platons (136 metros acima do nível do mar).


A influência britânica é clara. O inglês é o idioma mais falado e a moeda é a libra esterlina - as cédulas e moedas de Jersey porém são diferentes e não são aceitas fora da ilha; já as libras britânicas são aceitas sem problemas. No trânsito a mão é inglesa (os carros dirigem pela esquerda) e Jersey tem acesso aos jornais e canais de televisão do Reino Unido. O currículo escolar também segue o padrão britânico e todo mundo finge que torce pela Inglaterra na copa. :) Mas a herança normanda/francesa ainda se mantém presente no nome das ruas, lugares e muitas casas (a minha se chamava Maison de La Palloterie), sem contar com a língua "oficial" (que quase ninguém mais fala), o Jèrriais (como definir? Parece francês, mas olha direito que não é).





Rozel Bay era a praia que ficava mais próxima de casa. Eu costumava descer até lá pelo Vale de Rozel (coberto de narcisos, magnólias, clematis e cerejeiras na primavera) até chegar na orla e sentar no Hungry Man (o café mais disputado da área) pra tomar um latte olhando o mar e jogando migalhas de muffin para os patos. Tinha um restaurante de frutos do mar maravilhoso ali chamado The Navigator, mas acho que fechou. O entorno do mar é pontilhado por casinhas e beach huts coloridos.



Paredão de suculentas florescendo em Rozel. Às vezes com a ilustre presença dos lagartinhos tomando sol.



Aqui funcionava o antigo abatedouro, que há alguns anos foi convertido num mini shopping - sem muito sucesso. Comércio não é o forte da ilha, porque não há habitantes o suficiente para que lojas grandes sejam viáveis. O povo costuma fazer compras online (Ebay, Amazon, etc. embora muitos varejistas não enviem para as ilhas do Canal), passar o fim de semana no continente (Inglaterra ou França) enchendo o carro de cacarecos ou se virar com o que tem na ilha. E tem até bastante coisa; se você saiu de uma cidade pequena no Brasil ou na Europa vai se sentir no paraíso das compras, mas se veio de Londres ou outra grande metrópole pode ficar meio decepcionado. A vantagem: Jersey não cobra VAT, o que significa que qualquer coisa comprada na ilha ou vinda do Reino Unido é pelo menos 20% mais barata – daí as muitas lojas de cosméticos / perfumes, muito populares entre os moradores e turistas.




A paróquia de Saint Helier é a capital da ilha e principal área de comércio com vários cafés, restaurantes, lojas e áreas residenciais. Também é onde fica a rodoviária, para onde convergem todas as linhas de ônibus. Transporte público também não é exatamente abundante pois a maior parte das pessoas tem carro e nunca usam ônibus. A minha vizinhança era servida pela linha 03, que rodava a cada duas horas no verão - exceto domingos, quando havia zero ônibus. E se você quisesse ir a outro lugar que não o centro era preciso pegar um outro ônibus na rodoviária, mas dependendo dos horários talvez tivesse que esperar mais duas horas... Impraticável. Andar de táxi é possível, porém custa os olhos da cara (será que agora tem Uber em Jersey?).



Le Crapaud! A escultura em forma de sapo em homenagem ao simpático apelido que os franceses deram aos habitantes de Jersey. Costuma ser usada como ponto de encontro "te vejo às três no sapo!"


Legenda das imagens:

01. Aeroporto de Jersey

02. Antigo galpão da extinta Jersey Airlines

03. Baía do Rozel, a minha praia local. Eu caminhava até lá pelo Vale Rozel pelos campos de narcisos até chegar à costa.

04. Um hambúrguer no Hungry Man, o café da praia de Rozel. Eu gostava de caminhar até lá para tomar um café e ver as ondas, enquanto jogava migalhas de muffin para os patos. As casinhas coloridas ao fundo são cabanas de praia.

05. Outra vista de Rozel. A maré está baixa, expondo a areia da praia. Tinha um excelente restaurante de frutos do mar ali (a casa quadrada azul no centro da foto), mas acredito que agora esteja fechado.

06. Jersey tem 19 praias que são habitat de uma infinidade de fauna e flora. Massas de suculentas em cascata pelas rochas ensolaradas, fornecendo abrigo para pequenos lagartos.

07. Antigo abatedouro, agora "shopping".

08. e 09. Saint Helier, capital de Jersey e principal zona comercial.

10. Le Crapaud.


4 Comments:

  1. Menina!!! Faz muiiitos anos que não passava por aqui, e o seu era um dos meus blogs favoritos. Fiquei tão feliz por te encontrar de novo por aqui pra te acompanhar, feliz em ver que tudo continua lindo como sempre foi. Saiba que voltarei a te visitar sempre, voltei para o mundo dos blogs. Ah, e eu sempre adorei teus registros! ♥

    http://entretardes.com

    ReplyDelete
  2. Nossa que ilha linda....lindas fotos

    ReplyDelete