Thursday, May 10, 2018

Before the golden hour.















































meio dia, sol rachando. não era o melhor horário de pra uma sessão fotográfica. eu sugeri aguardar o fim da tarde e o dourado suave da "golden hour" - mas a moça só tinha esse tempo disponível entre as doze e duas da tarde e descolou uma permissão pra fotografar num jardim privado em notting hill, que normalmente só pode ser apreciado pelos sortudos donos das casas que o rodeiam. tínhamos que aproveitar. às seis da tarde eles chegam do trabalho e querem curtir o playground comunitário dos ricos, sem blogueiras fazendo poses forçadas embaixo de cerejeiras.

fora a câmera profissional que ela ganhou do mecenas (aka. papai) nós não temos refletores, tripés, medidores de luz nem nada do tipo. a rigor não temos nem mesmo uma fotógrafa; só alguém (eu) para apertar o shutter da câmera, porque também não temos controle remoto. ou seja, as fotos saíram uma porcaria e teremos que refazer. de preferência super cedo ou mais tarde, com uma luz mais amigável, porém sem o jardim bonito porque o privilégio (e a floração das cerejeiras no sul da inglaterra) já expirou.

notting hill é uma graça na primavera. as casinhas coloridas com os cachos de clematis e wisterias escorregando das fachadas, mas também com suas moradias sociais e imigrantes (em trajes e tons de pele tão variados quanto a escala pantone das casas) servindo peixe frito, samosas e dim sums pelas barraquinhas de golborne road. paramos no pizza east onde ela comeu salada (vegetariana) e eu a barrinha de pipoca com caramelo do pret a manger que tinha comprado perto da estação de ladbroke grove. rimos de grafites engraçados, de madamas comendo pizza com garfo e faca e de uma garotinha de uns três anos que xingava feito papagaio de boteco porque a mãe (morta de vergonha) se recusava a comprar-lhe sabe-se lá o quê.

lembrei de uma ocasião, muitos e muitos anos atrás, onde eu tinha essa idade e chorava muito dentro de um ônibus e xinguei (no volume dez) de um nome bastante feio uma criança com a qual a minha mãe havia me comparado. "olha lá a menininha bonita te olhando, ela é bonita porque não chora, você é feia". chocada pela afronta, calei-me instantaneamente e só abri a boca de novo para vociferar profanidades. minha mãe abaixou a cabeça e desceu no próximo ponto, mesmo que estivéssemos a quilômetros de distância de casa. seria razoável acreditar que ela teria aprendido a respeitar minha individualidade e nunca mais tentado me humilhar ao me comparar com alguém. mas a verdade é que quem aprendeu a lição fui eu: xingar em voz baixa para não ter que voltar pra casa andando.

na volta, dentro do metrô, levanto os olhos do celular e observo as torres de canary wharf reluzindo feito pepitas de ouro bruto na linha do horizonte. e enfim se fez luz. perfeita.

(essas fotos não foram feitas com a câmera profissional e sim com a minha, que comprei no natal e veio com duas lentes incluídas no preço. elas também teriam saído melhores na golden hour, mas é o que tem pra hoje, senhores.)

17 Comments:

  1. Olá de volta! :)

    Te falar que achei aqui até mais bonito, embora sdds disqus.

    ReplyDelete
    Replies
    1. o disqus é bem mais bonitinho, sem dúvida, mas estou achando que o blogger deu uma boa repaginada no sistema de comments e está bem melhor do que era quando eu abandonei a plataforma (e aqui pelo visto o contador de comments registra o número correto)

      Delete
  2. Azeite "Carbonell" é MUITO Churrascaria-Trintenária-De-Espeto-Corrido em que a gente despeja o óleo no prato e se arrepende porque o troço é quase transparente e sem gosto.

    Veja bem, a experiência com a blogueira pode não ter rendido o melhor dos trabalhos, mas possibilitou a entrada num lugar inédito e bonito!

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu nem conhecia esse azeite, mas queria essas latas pra enfeitar a minha futura cozinha de farm house (one day...). o jardim era bonito mesmo, vou pedir a ela algumas das fotos rejeitadas pra postar aqui. :D

      Delete
    2. Daquelas latas conheço poucas, algumas de churrascarias de espeto corrido antigas (hue) e outras do supermercado. Existe marca de azeite Made in UK??

      Pede as fotos, sim! ♥

      Delete
  3. Andréa Duarte12 May 2018 at 02:32

    Ia mesmo falar sobre as fotos, porque ainda não li seu texto.. lindas! Vc trata as fotos antes de postar?!

    ReplyDelete
  4. Ah, que delícia ver post novo! Não estava conseguindo acessar pelo endereço antigo e, como sou antissocial na vida e nas internet tudo, não pergunto qual o endereço novo/provisório ahuiahuihai quem sai perdendo sou eu ¯\_(ツ)_/¯

    ReplyDelete
    Replies
    1. o endereço vai voltar a ser o mesmo em breve, só esperando o domínio propagar (o povo do servidor é meio lento).

      Delete
  5. Eu ia escrever um monte de coisa, mas Notting Hill, suspiros.
    (Hey, blogger neighbour!) ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. super linda e coloridinha (apesar de caríssima). ♥ hey, neighbour!

      Delete
  6. Finalmente te encontrei de volta hahaha. Achei lindo o design aqui e finalmente posso comentar. Yay!

    ReplyDelete
    Replies
    1. mas o disqus é tão fácil de usar, eu não entendo a treta com ele, hahaha. welcome back. ♥

      Delete
  7. Suas fotos são sempre tão lindinhas... A parte positiva de migrar para esta plataforma é essa: mais de ano acompanhando o blog e esse é o primeiro comentário que faço haha <3

    http://oiisabel.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. é que eu não curto o sistema de comentários do blogger e não entendo muito bem o problema que algumas pessoas têm com o disqus que pra mim é maravilhoso (dá até pra editar comentários). talvez eu volte a usá-lo aqui no futuro. é só se registrar! :)

      Delete
  8. Achei as fotos muito boas! E consideraria que vc é sim uma ótima fotógrafa... independentemente de ter recursos como os que vc mencionou no texto! bjos!

    ReplyDelete