Wednesday, July 26, 2017

Caderno de perguntas.

image

image

image

image

um mês exato desde o meu último “olá” nesse espaço e eu tentando desbodear.

julho tem sido um mês interessante. julho tem sido um mês difícil. julho tem sido, e eu continuo aqui tentando “ser” no meio do furacão.

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

como eu tenho um bocado para mostrar mas ainda muito pouco a dizer (o momento atual parece uma daquelas ressacas que te deixam prostrado e demoram a passar, mesmo que você não se lembre de ter bebido tanto assim), vou aproveitar para responder algumas perguntas que eu tenho aqui na inbox. bear with me. :)

❤ Anonymous said to hellololla:
A quanto tempo você mora em londres?

desde 2005 em jersey, desde 2011 em londres.

cartas de maria said to hellololla:
Lolla, você que ja tem blog há alguns anos… Pode me dizer como consegue lidar com seus posts antigos? No sentido do auto-desprezo. -Caso isso aconteça com você, of course. Acredito que naturalmente há um amadurecimento gradativo: algumas pessoas tem isso com mais evidencia, outras com menos, mas existe uma ascendência de amadurecimento inevitável e talvez por conta disso, pra mim, posts antigos são sempre deprimentes e embaraçosos. Eu não consigo. Como é isso pra você?


sei lá, eu não ligo muito pra isso.
na maioria das vezes meus posts antigos me parecem ok - exceto a maneira de escrever, escolha de palavras… escrever mal me provoca vergonha genuína. :) sim, os posts de blogs muito antigos contém declarações e piadas que hoje seriam consideradas machistas, racistas e gordofóbicas. mas nunca deletei nada (exceto o blog que foi hackeado e posteriormente deletado por quem invadiu) porque a) há 15 anos ninguém sabia nada e todo mundo falava essas mesmas coisas e b) pra mim blogs são retratos de quem éramos na época em que eles foram escritos.

você editaria um diário pessoal, de papel, escrito anos atrás? você usaria photoshop nas fotos da sua infância para “melhorar” suas roupas e penteado? um das razões para se guardar lembranças é poder nos lembrar de quem éramos. não podemos mudar quem fomos. se quisermos mudar quem somos então o foco deve estar no presente - porque só aqui e agora é possível moldar o futuro. o passado foi o que foi. é natural rolar um facepalm ao ler certas coisas, mas ao invés de temer o contato com o seu eu do passado ou deletar e fingir que não aconteceu eu acho mais proveitoso usar essa experiência como catalisador para as mudanças que precisam ser feitas na pessoa que você é para se tornar quem você quer ser.

❤ Anonymous said to hellololla:
Oi Lolla, vc sabe programar? Se sim, que linguagens sabe, qual seu nivel de conhecimento?

nope. a única linguagem que eu domino (dominava?) é html básico, mesmo. aprendi fuçando o código fonte dos outros e o html dos layouts free que a gente usava no blogspot.

❤ Anonymous said to hellololla:
Lolla…quantas agendas, planners, journals ou cadernos voce tem?

tenho um bullet journal para compromissos (meio enfeitadinho demais, mas é o meu estilo) e um journal propriamente dito que serve de registro diário e onde também faço umas colagens para passar o tempo. não costumo compartilhar fotos desse último.

❤ Anonymous said to hellololla:
Por que nunca tem selfie/gente nas suas fotos no insta? Parece que você não tem amigos e nem gosta da sua cara.

hahaha. eis que o abismo entre as gerações se torna claro: jovens querendo postar foto de balada a fim de provar pro mundo que têm vida social enquanto a tiazona aqui passou anos e anos editando as fotos no photoshop para apagar as pessoas. pra mim humanos são bacanas quando são amigos e quando ao vivo. em fotos = poluição visual. sorry.

❤ Anonymous said to hellololla:
Que bom que vc colocou essa opção aqui, vou matar as saudades de te perguntar as coisas :) Vc acha que a Millie Bobby Brown será a nova Winona Ryder? Ela me passa essa impressão. Tem alguma cantora dessa nova leva em quem vc vê alguma qualidade/personalidade?Ando gostando da Halsey, o que você acha dela, se já escutou né. Olha essa música/clipe, que delícia: Jane Zhang - Dust My Shoulders Off (ia colocar o link, mas o tumblr não permite pelo visto) Bj

ah, tadinha da millie bobby, é tão novinha pra já levar essa responsabilidade. primeiro papel dela, numa era totalmente diferente da época em que a winona começou - sem redes sociais pra diminuir a barreira entre artista e público. os jovens tinham permissão pra se comportar mal, tinham mais espaço pra errar; mas hoje em dia você precisa ter seu discurso editado e on point e nunca fazer um xixizinho sequer fora do penico. ela parece ser uma fofa e espero que não se torne uma one trick pony como tantos, mas que construa uma carreira longa e bonita.

halsey: já escutei, achei legal mas não me intrigou muito. acho que agora com os serviços de streaming ficou muito mais fácil descobrir coisas novas, mas isso “diluiu a fidelização”, por assim dizer. não tenho muito interesse no pop/r&b atual, mas em termos de vozes femininas (solo ou em bandas) gosto muito de jezabels, london grammar, daughter, vaults, imogen heap, russian red…

❤ Anonymous said to hellololla:
Oi Lolla, sou brasileira e estou morando em Milão ha 4 meses. Queria saber se você aprendeu a lidar com a solidão que sentimos quando vamos embora do nosso pais, da nossa família e amigos. Como foi pra voe essa experiência? Sou Hadoyka (@hadoykab). Um beijo, você me traz tranqüilidade e sempre leio aqui.

não sei se sou a pessoa mais indicada pra falar disso por ser bem desapegada. tenho poucos amigos, minha família sempre foi difícil e em muitos aspectos estou aliviada por morar longe. acho que cada caso é único e os sentimentos com relação à mudança dependem muito da personalidade do expatriado e da vida que ele levava no brasil. se a sua rotina era bacana, financeiramente estável, se você gostava do seu trabalho, do clima, da cultural local, era sociável e tinha um amplo círculo de amizades, se seus domingos eram divididos entre praia com a turma e almoços divertidos em família é natural sentir o impacto.

já eu não tinha nada disso: meu trabalho era monótono e pagava mal, eu detesto calor, não sou extrovertida, meu melhor amigo tinha se mudado pro exterior e eu não tenho sequer o telefone de uns 90% dos meus familiares. ou seja, nem olhei pra trás.

o que me preocupa é você já estar sofrendo com a solidão depois de tão pouco tempo… com quatro meses de europa eu estava encantada e querendo visitar todos os lugares, comer todas as comidas, ir a todos os shows, comprar todo o conteúdo dos sites que não entregavam no brasil, me jogar numa cultura nova e cheia de coisas para descobrir, aprender, formar uma opinião e me apaixonar. pense em todas as possibilidades que se abriram e aproveite a chance que você está tendo (e que é o sonho de muita gente). talvez o tempo transforme o novo lugar em mais um dos seus lugares. talvez ele se transforme no SEU lugar. mas não vou mentir: muitas pessoas passam décadas vivendo fora e sofrendo de saudades do brasil. nesse caso lembre-se que você sempre pode voltar, e pra remediar saudades mais imediatas taí o whatsapp e as redes sociais ajudando a manter contato. :) mas saiba também que, se você está aqui em definitivo, é provável que vá perder as amizades menos sólidas. quem ficar, no entanto, taí pro long haul. é uma bela peneira. boa sorte!

❤ Anonymous said to hellololla:
Desculpa se a pergunta for invasiva, mas fico curiosa pra saber: qual a sua fonte de renda aí no reino? Você trabalha (e se sim, com o quê)?

não é invasiva, só é meio… boring?
a resposta é mais boring ainda: faço uns frilas ocasionais, mas como passo os dias em casa chocando o meu sofá eu praticamente não gasto dinheiro e posso me dar ao luxo de trabalhar pouco. já trabalhei nada também, mas aí apareceu a chance e why not? mas como eu funciono melhor sem pressão/o trabalho requer um certo anonimato/não é nada muito interessante eu prefiro não comentar sobre.

cris-rp said to hellololla:
quem tira fotos de você? o respectivo?

qualquer pessoa que esteja comigo e queira tirar minha foto. pode ser o respectivo, algum amigo/colega, até mesmo estranhos na rua. só não gosto de selfie. um dos meus amigos tem talento com as lentes e já fez fotos bem legais minhas; pena que a modelo não ajuda… :P

❤ Anonymous said to hellololla:
Olá Lolla, adoro o blog, fico adorando o senso de humor dos seus posts. Mas gostaria msm de saber qual a marca/modelo da sua camêra fotografica, já que admiro muito a qualidade das suas fotos e o seu bom gosto na escolha dos cenários fotografados. Beijosss e parabéns pelo delicioso blog.

ouch! :) a maioria dos fotógrafos fica chateada com essa pergunta; é considerado rude atribuir a qualidade das imagens à qualidade da câmera e não ao talento de que clica. afinal, quem sabe fotografar às vezes consegue tirar leite de pedra e quem não sabe passa sufoco mesmo tendo o melhor equipamento do mundo em mãos…

maaaas ainda que eu concorde com esse sentimento eu não me considero fotógrafa e por isso tudo bem. :) minha câmera é uma canon 350D super velha, com mais de 10 anos e 8MP de resolução - qualquer celular tem mais que isso hoje em dia. eu não tenho tanta pressa de trocar porque uso muito pouco, e quando preciso para trabalhar eu uso a do chefe.

❤ Anonymous said to hellololla:
Uma pessoa (real ou da ficção) que se pareça com você em termos de personalidade:

três pessoas.
meu primeiro namorado, meu professor de geografia no antigo ginásio e meu pai.

image

0 Comments:

Post a Comment