Friday, December 23, 2016

Peace is a fickle bird.



ontem foi o dia mais curto do ano. a luz chegou tarde, preguiƧosa e relutante, e se retirou cedo. a partir de hoje a contagem regressiva para o verĆ£o se instala. as pessoas falam nas redes sociais sobre o comeƧo da estaĆ§Ć£o e Ć© verdade que ainda temos dois meses de clima frio e noites longas pela frente; mas pra mim, a partir desse momento, o inverno jĆ” comeƧou a morrer.

yup, you got it. eu sou a alegria da festa.

eu gosto do inverno, mesmo com essa vontade de hibernar. no momento sĆ³ estou aceitando trabalhos que possa fazer em casa e mal saĆ­ porta afora desde que dezembro comeƧou. as ruas de dezembro sĆ£o cruĆ©is, tomadas por uma horda de pessoas apressadas e nervosas carregando o natal em caixas. elas se irritam com vendedores lentos e com casais de idosos que caminham devagar, arrastando o peso de dezenas de natais passados e seus fantasmas. eles jĆ” viram essa correria antes, eles sabem que nĆ£o pertencem mais. e assim como eu, talvez tambĆ©m pensem: "por que todo mundo espera dezembro chegar pra comprar presentes que estĆ£o nas lojas o ano inteiro?" o fato de que as pessoas optam por ir Ć s compras exatamente quando os preƧos aumentam, tudo esgota logo e as lojas estĆ£o lotadas eu jamais vou entender.



resolvi nĆ£o ir para o centro, cancelei com o amigo com quem ia tomar cafĆ© e acabei dentro da H&M local comprando o pijama de natal 2016: um suĆ©ter creme + um legging cinza de tecido mais encorpado e costura frontal, que lembra calƧas de montaria. ok, entĆ£o nĆ£o Ć© realmente um pijama, mas achei mais prĆ”tico passar o natal vestindo algo quentinho, confortĆ”vel porĆ©m arrumado e que eu possa vestir no dia a dia depois. eu nĆ£o uso pijamas para dormir anyway (eles esquentam e sobem pelas pernas) e esse ano teremos companhia em casa no dia 25, entĆ£o Ć© melhor eu fazer um esforƧo pra nĆ£o receber de camisola.

agora estou questionando a idƩia de comprar um suƩter CREME para usar no dia de maior comilanƧa do ano. oh well: removedores de manchas embaixo da Ɣrvore de natal.

enfim, chega o momento em que vocĆŖ (ok, no caso eu) coloca a escada no meio do corredor, abre a portinhola do sĆ³tĆ£o e comeƧa a descer o natal. aos poucos, dentro de caixas empoeiradas, de onde vocĆŖ esperar tirar apenas coisas bonitas e brilhosas mas NENHUMA ARANHA (por favor). as Ćŗltimas semanas de dezembro merecem ser sĆ³ boas surpresas e celebraĆ§Ć£o, afinal tanta gente teve um ano tĆ£o difĆ­cil. a nĆ­vel pessoal esse foi o ano em que perdi minha amiguinha de 16 natais, e foi para ela que comprei uma das poucas novidades na Ć”rvore:



esse Ć© o momento em que as pessoas fazem balanƧos, comeƧam a redigir listas de resoluƧƵes, ruminam o que foi vivido e planejam o futuro. quase sempre tem uma dieta na to-do list de janeiro, porque em dezembro ela nĆ£o cabe. em janeiro somos nĆ³s que nĆ£o caberemos em nenhuma calƧa, mas atĆ© lĆ” tem vocĆŖ (ok, no caso eu) abrindo o pote de creme de leite com sherry Ć s nove horas da manhĆ£ pra fazer "sherry coffee" e sĆ³ rodolfo a rena de nariz vermelho (possivelmente tambĆ©m bĆŖbado) pode julgar.



minha Ć”rvore de natal Ć© um work-in-progress durante dezembro. gosto de montĆ”-la um mĆŖs antes da data, o que pra muita gente aqui Ć© o cĆŗmulo do afobamento. os mais blasĆ© sĆ³ montam na semana do natal. mas qual a graƧa de ter todo aquele trabalho pra ficar tĆ£o pouco tempo admirando a obra de arte? eu nĆ£o seria capaz de fazer um FILHO tĆ£o bonito quanto a minha Ć”rvore (a genĆ©tica tambĆ©m nĆ£o colabora), cheia de penduricalhos aleatĆ³rios que resgatam a lembranƧa de momentos e lugares e pessoas. por mim a Ć”rvore jĆ” estaria dando as caras no instagram em meados de novembro e fuck the pinheirinho police.

acho que esse enfeite Ć© o mais caro que eu tenho. custou 9 euros numa barraquinha do mercado de natal de hannover:



e o mais barato custou zero brexits e ganhei na pizza express (era sĆ³ o traƧado, mas eu pintei com canetinha #crafty):



eles estavam dando "sĆ³ para crianƧas". RISOS. minha mĆ£o continuou estendida. crianƧa tem cartĆ£o de crĆ©dito pra pagar pizza e decide onde a famĆ­lia vai jantar? didn't think so. passa esse bagulho pra cĆ”, amigo. merry f*cking christmas to you, too.

gosto tanto de Ć”rvores de natal que nĆ£o tenho uma sĆ³. alĆ©m da oficial eu nĆ£o posso esquecer das duas pequenas que comprei pra me consolar em 2011 quando metade de minha vida estava cuidadosamente acondicionada dentro de contĆ¢iners de mudanƧa e eu nĆ£o tinha uma christmas tree pra chamar de minha. eis a number #2, meio desconjuntada e com essa coloraĆ§Ć£o estranha porque usei tinta esmalte para fazer "fake snow". pendurei bolas baratas da poundland e quando acesa a bichinha brilha mais do que bochecha de kardashian.



e a pequenina number #3, que eu nem ia decorar esse ano mas eu antropomorfizo objetos e achei que ela se sentir rejeitada com as irmĆ£s mais velhas ganhando todos os holofotes e luzinhas e enfeites. coloquei essas bolinhas vintage que eu adoro mas sĆ£o pequenas demais para as outras Ć”rvores, uns piscas que mudam de cor, amanhĆ£ entram mais penduricalhos que eu resgatei da garagem e pronto; salvei uma Ć”rvere da depressĆ£o de fim de ano #AsArveresSomosNozes



dezembro Ć© o mĆŖs de apreciar coisas simples. esperar pelo comercial da coca cola, receber um cartĆ£ozinho no correio com uma mensagem querida escrita Ć  mĆ£o (so vintage), pĆ“r roupa de cama nova que vocĆŖ (ok, no caso eu) comprou para o natal mas colocou pra jogo em novembro mesmo porque as outras estavam sujas e no one cares, os filmes que vocĆŖ assiste todo fim de ano porque as emissoras de tv sabem que hĆ” conforto na tradiĆ§Ć£o (e porque eles sĆ£o antigos e baratos), aquela tradiĆ§Ć£o nada confortĆ”vel do "amigo oculto da firma" mas tudo bem porque depois vai ter bebida e quem sabe vocĆŖ termina o ano beijando o crush, ter que ouvir a Simone no rĆ”dio questionando "entĆ£o Ć© natal e O QUE RAIOS VOCƊ FEZ SEU MISERƁVEL" e isso desencadear uma bad que durarĆ” dias pra passar, a mĆ£e se perguntando pela enĆ©sima vez "faƧo peru de novo? mas ninguĆ©m gosta de verdade de peru; Ć© muito seco. que tal um tender?" quando deus e o mundo sabem que no dia 24 vai estar lĆ” a p*%$# do peru no forno de novo, a prima chata e seus papos chatos de "calcinha da virada" e "serĆ” que eu uso vestido branco, dourado ou prateado?" e vocĆŖ "fia go naked no one gives a single fuck" mode on.

acho isso aliĆ”s de vital importĆ¢ncia nas festividades dezembrinas. lembre-se que ninguĆ©m liga pra vocĆŖ (e pra sua roupa, pra sua opiniĆ£o polĆ­tica, pra sua homofobiazinha de estimaĆ§Ć£o, pro seu voto, pro seu discurso chato de dce, pra cor da sua calcinha). as pessoas ligam para o peru. mentalize peru. pense peru. THINK TURKEY.











eu passo o ano todo esperando dezembro chegar pra tirar essas meninas da caixa. aren't they the sweetest? my little angels. coloquei uma flor nas mĆ£os da anjinha do meio.



esse ano resolvi construir uma macumbinha pra elas. taquei umas pinhas, bolas e berries ancestrais em volta e espero que o calor das velas nĆ£o derreta as bolas (que sĆ£o de plĆ”stico), oremos.









esse ano tambĆ©m fiz uma winter scene usando casinhas que eu jĆ” tinha + outras que comprei para a ocasiĆ£o. algumas tĆŖm luzes que funcionam Ć  bateria, outras precisam de velas. a idĆ©ia era colocar algodĆ£o pra fazer as vezes de neve, mas Ć© lĆ³gico que me entediei no meio do projeto. outra resoluĆ§Ć£o para 2017: mais paciĆŖncia, mais perseveranƧa.





just THINK SNOW.



acabo de comeƧar uma tradiĆ§Ć£o: canecas dos mercados de natal de hannover. outra desculpa para bater ponto lĆ” todo ano, como se eu precisasse de mais uma (desculpa OU caneca):



de hannover tambĆ©m veio esse enfeite. tinha "love", "peace" e outra coisa obviamente menos importante pra mim porque nĆ£o lembro (ou seja, nĆ£o era "food"). trouxe a paz porque gostei da pombinha; mas infelizmente quando cheguei em casa, e logo depois de receber as notĆ­cias do atentado ao mercado de natal de berlin, me deparei com isso. peace had been broken. nĆ£o apenas na alemanha, mas no mundo inteiro. e nas redes sociais, nas relaƧƵes pessoais, no oriente mĆ©dio e no nosso quintal.



ou, se vocĆŖ prefere uma interpretaĆ§Ć£o menos pessimista, ela estĆ” simplesmente deixando a pomba livre para voar. sabendo que ela sempre volta.



talvez diferente, talvez atĆ© seja outra pomba, talvez volte para outras mĆ£os porque a gente muda tambĆ©m. Ć© verdade que no inverno os pĆ”ssaros buscam outros destinos e mais calor. but the inner compass is always pointing back home. they will be back.

paz para o prĆ³ximo ano. Ć© tudo o que eu espero para todos nĆ³s.
have a merry and peaceful christmas. ♥

0 Comments:

Post a Comment