Friday, September 13, 2013

Somewhere in the City

Por alguns anos Respectivo teve o privilégio de trabalhar num dos lugares mais bonitos da cidade. Charterhouse foi construída em 1371 como um monastério cartusiano, ao lado de uma enorme vala comum onde foram enterrados dezenas de milhares de vítimas da Peste Negra. Hoje em cima dela existe uma linda pracinha, onde crianças de um jardim de infância próximo brincam no intervalo em meio a esquilos e pés de carvalho centenários. E era à sombra deles que eu me sentava, nos degraus da calçada que circula a praça (sem entrar; além dos pequenos, somente os moradores e locatários de Charterhouse têm a chave do portão - a grade é baixa, no entanto), esperando que ele saísse do trabalho para pegar uma carona pra casa.



(difícil fotografar com celular sob a luz rebelde do sol de meio-dia, viu? mas era o único horário disponível, então vambora)











O monastério foi desativado, transformado em residência, depois em escola e em hospital. A escola mudou de endereço e foi para a Surrey; o hospital foi transformado em pensionato para um punhado de idosos. Alguns apartamentos são alugados para quem pode pagar o valor exorbitante. Vantagens? Localização central, portaria controlada 24 horas por simpáticos senhorzinhos indianos, jardins absolutamente impecáveis (um time de quatro jardineiros trabalhando sete dias por semana), estação de metrô próxima, história transbordando em cada tijolo, em cada pedra no chão e um pouco de silêncio, natureza e paz bem no meio do caos da cidade.



























O contrato do escritório termina esse mês e não será renovado.
Vão se mudar para outro mais próximo de casa (engarrafamento na volta estava matando, mesmo) e, crucialmente, mais barato. Essa visita, no último sábado, provavelmente foi a minha última; depois dessa data perderemos acesso.Enquanto ele resolvia pelo telefone um probleminha de IT antes de sairmos para aproveitar o dia de sol, eu me dei alguns momentos para caminhar por entre os jardins, alas, prédios, pátios e passagens, me sentar à sombra do pé de magnólia preferido, pensar em outras épocas e me despedir de Charterhouse guardando essas imagens.





I was lucky to be here for a while. :)

0 Comments:

Post a Comment