Friday, December 23, 2011

25 Merry Melodies

Não tendo nascido numa família religiosa, o Natal para mim sempre se resumiu a duas coisas somente: comida e música.
Entre as as lembranças mais remotas dos natais da minha infância eu incluo passar o dia 24 de dezembro sentada no chão da cozinha lambendo latas de leite condensado descartadas pela mãe e os vinte e cinco primeiros dias de dezembro ouvindo esse disco até furar o vinil. O cheiro do peru sendo assado e o vizinho tocando pagode no último volume enquanto queimava a carne do churrasco. Minha mãe polvilhando as rabanadas (que eu adoro) com canela (que eu odeio) enquanto colocava na vitrola mais um CD do Roberto Carlos (que eu adoro) ou do Agnaldo Timóteo (que eu odeio). Meu pai assando castanhas, eu assando sob o sol e ouvindo minha fita mal gravada dos Smiths enquanto esperava a chuva que *sempre* caía na véspera de natal. A melodia piegas, porém grudenta do comercial do Banco Nacional ou o emocionante jingle natalino da Varig pontuando os especiais de TV, enquanto a pequena Lolla engolia bolinhos de bacalhau ainda quentes em série, sentada no sofá da sala sob as luzinhas piscantes na árvore. Não havia tanta expectativa pelos presentes como havia pelos cheiros, sabores e sons do Natal.

Por isso hoje eu pensei em fazer uma mixtape indie, depois mudei de idéia e considerei fazer uma rock'n'roll. E depois uma clássica anos 50, ou uma com regravações, ou uma só com vocais femininos ou ainda uma só de hinos religiosos cantados por artistas pop. Depois resolvi parar de ser hipster, me render ao clichê da data, misturar tudo e saiu isso aí. Curiosamente, eu nem mesmo gosto de algumas dessas músicas, mas é inconcebível pensar em Natal sem elas. Músicas que me acompanham desde a infância e outras que conheci quando mudei de país. Elas me irritam, me emocionam, me fazem rir, me fazem dançar, me fazem ter vontade de assassinar os intérpretes com requintes de crueldade, me deprimem, me lembram de fantasmas de natais passados e de como eu gosto dessa época do ano. E querendo ou não, se tornaram parte da trilha sonora do meu Natal e da minha vida.

Trilha que eu já passei para um CD e estarei ouvindo amanhã. All day long, como é de hábito.

(mas deixei a Simone de fora; MAL AÊ)

Christmas Time by Lolla Moon on Grooveshark

25 Merry Melodies

01. Winter Wonderland - Bing Crosby
02. Do They Know it's Christmas? - Band Aid
03. Driving Home for Christmas - Chris Rea
04. Let it Snow - Dean Martin
05. Santa Claus is Coming to Town - Jackson 5
06. All I Want for Christmas is You - Mariah Carey
07. Rudolph the Red Nosed Reindeer - Destiny's Child
08. Last Christmas - Wham!
09. Silent Night - Frank Sinatra
10. Have Yourself a Merry Little Christmas - Judy Garland
11. Merry Christmas Darling - The Carpenters
12. Jingle Bell Rock - Bobby Helms
13. Rockin' Around the Christmas Tree - Mel & Kim
14. Baby, It's Cold Outside - Tom Jones & Cerys Matthews
15. Santa Baby - Eartha Kitt
16. Fairytale of New York - The Pogues & Kirsty MacColl
17. Walking in the Air - Aled Jones
18. A Wonderful Christmas Time - Paul McCartney
19. Merry Christmas Everybody - Slade
20. We Wish you a Merry Christmas - Weezer
21. Blue Christmas - Elvis Presley
22. Christmas Through your Eyes - Gloria Estefan
23. War is Over - John Lennon, The Harlem Community Choir, Yoko Ono & The Plastic Ono Band
24.O Come All Ye Faithful - Luther Vandross
25. White Christmas - Darlene Love



You're doing it wrong, Charlie Brown.
Não espere que o Natal te faça feliz. Fique feliz porque é Natal.
E porque você está aqui.

Have yourself a merry christmas, biatches and dudes. ♥
E mandem mensagens de amor pro meu TIM Infinity. Rá.

22 Comments:

  1. Feliz Natal para ti, Lolla! Que tenhas uma boa e muito agradável noite. :D Beijinho!

    ReplyDelete
  2. Feliz Natal pra todos ;D
    Que ganhem muitos presentes e comam muitos panetones !

    ReplyDelete
  3. Obrigada por dividir um pouquinho do seu Natal com a gente, e assim fazer o nosso mais feliz :)
    Um lindo Natal, Lollinha.

    ReplyDelete
  4. Feliz Nataaaaaaaal Lô! Também não sou muito do grupo que prega que o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Cristo, mas sempre amei a data pela decoração, pelas comidas, pelos presentes e por juntar a família. Que o teu seja regado com tudo isso e muita paz :)

    ReplyDelete
  5. Merry Christmas dear Lolla, com muita felicidade, carinho e tudo o que fizer o seu Natal em particular muito especial e querido. Muito amor de nós três aqui. Beijos.

    ReplyDelete
  6. Eu nasci em uma familia religiosa, mas não acreditamos no natal. Mesmo assim nos reunimos todos os anos no dia 24 para falar sobre o nosso ano. O natal para nós não é o nascimento de Jesus, é só uma data comercial. Na verdade, Jesus, nasce todos os dias em que deixamos Ele nascer em nossas vidas. Mas enfim...
    Adorei as musicas. Aliás, adoro musicas natalinas.
    Tem sempre uma lista de natal no meu Itunes o ano inteiro. Me a-ca-bo ouvindo Mariah Carey! hahaha
    Um feliz final de ano para você, Lolla!
    ^-^

    ReplyDelete
  7. Feliz Natal Lolla!! gostei da sua seleção, muitas eu nem conhecia apesar de ser fã pro exemplo dos The Carpinters, porém as mais conhecidas por mim são a do John Lennon e do Chris Rea, esta está no meu blog o ano inteiro. O CD da Harpa...esse é o próprio Natal, obrigada por compartilhar, adorei!!

    ReplyDelete
  8. É bizarro pensar que algumas dessas músicas fazem parte das minhas memórias infantis de Natal. Obrigada, "Cante com Disney".

    p.s.stalker: queria ter comentado isso no último post, mas não deu. O bizarro de saber que você tá no Rio é que às vezes eu tô olhando os feeds/twitter no ônibus e penso: caraca, já pensou se ela tá nesse ônibus? Sim, tema.

    ReplyDelete
  9. Oi Lolla!

    Adorei que você deixou a Simone de fora. Música e Natal tem tudo a ver, meu pai sempre ligava o som desde bem cedo, no dia 24.

    Um beijão, Pri.

    ReplyDelete
  10. Boa tarde.
    Desculpa o incomodo, mas venho hoje pedir que olhe com carinho meu blog de resenhas literárias, o O Leitor.
    Se puder fazer parte, agradecemos.

    Obrigada e uma ótima segunda-feira. Beijos,

    Pamela.

    ReplyDelete
  11. adorei a playlist <3 sua descrição de natal foi inspiradora ^^

    ReplyDelete
  12. Feliz Natal!!! Adorei sua descrição de Natal também! Natal, pra mim, se resume basicamente à memórias, estar com a família e a ceia. A ceia é a melhor parte. Hahaha A playlist está demais, mas vi atrasada e não pude aproveitar :( Espero que o seu Natal tenha sido ótimo! Um beijo

    ReplyDelete
  13. A sua cabeça é uma caixinha de lembranças incrível, fico sempre admirada com a quantidade de detalhes que você consegue lembrar da sua vida. E ainda melhor, a forma encantadora como transforma isso em palavras.
    Vou ouvir a playlist agora, tenho certeza que dê algo gostarei, seja o clichê ou o indie.

    ReplyDelete
  14. Que droga que não visitei o blog antes... perdi a Playlist pra incrementar meu dia de Natal :/

    Fora isso, Espero que tenhas tido um Natal Feliz :)

    ReplyDelete
  15. Eu sempre fico triste no natal, tudo dá sempre errado, cada um da minha família vai pra um canto, eu não me lembro de ter tido nenhum natal em que todo mundo estivesse unido :(

    Beijos e espero que o seu natal tenha sido maravilhoso

    ReplyDelete
  16. [ beks ] beiba, tamo no aguardo do contacto na aloha; te mando meu tb tim infinity por email. dizaê que o saara nos aguarda! bjumeliga :*

    ReplyDelete
  17. Eu amo o Natal, mas n curto mto esse negócio de Papai Noel, não, acho ele um mala! kkkk
    Não curto gnomos, então, ele está incluído no pacote.
    Mas as luzes pelas ruas, e o clima em NY (q estou há léguas de distância) criam um clima maravilhoso, isso sem falar das comilanças, que eu gosto de pensar nelas mas acabo comendo pouco (vai entender!). Mas o melhor msm é esperar por ele, né?! Espero que seu Natal tenha sido bom. Um bju!

    ReplyDelete
  18. Que delícia de post musicado! Tomara que o seu Natal tenha sido tão gostoso quanto aqueles da infância. Beijo, Letícia R.

    ReplyDelete
  19. No meu caso a lista seria de filmes. Sempre fui mais TV que Música então tenho uma lista de filmes que sempre quero assistir no Natal. Sempre lembro da minha infância assistindo horas de sessão da tarde, todo ano os mesmo filmes: Rudolph, Frosty e companhia. Tb sempre me lembro daquele comercial (googlei e diz que é do Banco Nacional) onde tinha um coral de crianças cantando "quero ver vc não chorar, não olhar pra trás...(música que depois virou piadinha de adolescente "qual a melô do sexo anal?") enquanto um outro menininho saía correndo de casa atrasado pra tentar chegar à tempo no lugar dele no coral pra fazer o solo (desafinado por sinal) do final da música.

    Amei suas flats do outro post mas não consegui achar onde deixar comentários. Tenho uma parecida mas não tão linda como a sua. Meu lado draq queen aflorou tanto nesse último ano que quero tudo com muito gliter. Flats, tenis, esmaltes, o que tiver gliter eu to querendo!

    Um ótimo ano novo pra vc. Um dia ainda passo um no Rio, bem clichê mas de preferencias na praia vendo os fogos de artifício. Aqui na terra do tio Sam, não se ouve nem um foguetinho sequer. Só em downtown tem um showzinho de 10 min mas no Colorado quem tinha ânimo de sair de casa pra ficar no frio esperando os fogos. Melhor era ver pela janela de casa mesmo que o som não chegasse até lá).

    Bjo gatz! E um 2012 com muitos posts lindos (como sempre!)

    ReplyDelete
  20. Como assim não tem Simone??? Frustrei hahaha. É cafona mas eu ADORO!!!

    ReplyDelete
  21. Engraçado como as suas lembranças dispertaram as minhas também, sentir o cheiro do peru e das rabanadas, das músicas... Só você mesma pra abrir o túnel do tempo.

    ReplyDelete