Friday, January 18, 2019

The Ordinary - Two Months Later.



Amanhã completam-se dois meses de uso diário (mesmo!) dos produtos da The Ordinary que recebi em novembro. E apesar de realmente ser pouco tempo para avaliar mudanças significativas na qualidade da minha pele, acho que já posso tecer alguns breves e descompromissados comentários sobre como tem sido a minha relação com os ácidos.

Para fins de informação: esse post não é patrocinado. Os produtos foram adquiridos na Cult Beauty e obviamente não recebi (e nem desejo receber) nenhum tipo de desconto ou compensação da marca. Também não se guiem pela minha experiência pessoal; não sou dermatologista e não me consultei com nenhum. Dei um tiro no escuro e comprei os produtos após pesquisar o site, as propriedades dos princípios ativos e tirar uma ou outra dúvida no Reddit.

Recomendo esse approach? Não, mas minha pele é relativamente boa (apesar do dano solar) e resistente - ou seja, não tenho acne nem sensibilidade/alergias. Também  não moro no Brasil e não tenho acesso rápido e fácil a dermatologistas. Se você puder (e sua pele necessitar) por favor procure orientação profissional antes de experimentar qualquer tipo de ácido. Até porque o médico poderá receitar fórmulas de manipulação bem mais potentes e com foco voltado para o seu problema específico.

Também nem preciso dizer que ao usar ácidos na pele você DEVE proteger o rosto diariamente com filtro solar. This is a must, ok? Non negotiable.



Esse é o "turno da manhã". Como eu ainda tinha mais da metade do potinho de L'Oreal ao fazer o pedido dos ácidos resolvi continuar usando. Assim que acordo e entro no banheiro para o primeiro xixi matinal já puxo um algodão e limpo o rosto com o tônico de ácido glicólico; em seguida aplico o serum de Alpha-Arbutin e, caso sinta o rosto ressecado, hidratante (não uso todos os dias). Fazer isso assim que acordo me ajuda a manter a rotina e sinto que se deixar pra mais tarde acabo esquecendo, então me fiz criar esse hábito e agora é automático.

O tônico vem num vidrão grande e vai durar pelo menos uns 4 meses porque só agora chegou na metade. Algumas pessoas acham forte demais e reclamam de ardência; a mim não incomodou. Já o serum (que tem uma textura de gel ralo, bem fresquinha e gostosa) acabou antes de todos porque eu também uso à noite. E estava usando em excesso; duas gotinhas pro rosto bastam.



Esse hidratante da Clinique me deixa com raiva só de olhar pra ele. Eu estava em Gibraltar fuçando lojinhas de cosméticos (na primeira visita lembro que o preço dos perfumes era ótimo; Gibs não aplica o tanto de taxa em cima de "luxury items" quanto o Reino Unido) e encontrei uma caixinha desse hidratante. Como ele é novidade e tinha boas reviews eu abri pra dar uma olhada na textura. É claro que depois não consegui enfiar de novo dentro da caixa e fiquei lá, feito uma pateta, torcendo o bagulho e me esforçando pra não ser notada enquanto estava sendo notada por todas as vendedoras da loja.

Uma delas se aproximou com um "precisa de ajuda?" meio cínico e pra não ficar sem graça avisei que queria levar o hidratante. O preço me pareceu OK e afinal eu estava interessada mesmo. Uma curiosidade é que na loja eu não conseguia acessar os sites de produtos do Reino Unido no celular (o google só me retornava resultados de Gibraltar) e assim não pude comparar preços. Chegando em casa descobri que paguei pelo menos cinco libras a mais (num produto já caro) e ainda passei pelo inconveniente de ter que despachar a mala - porque claro, o frasco tinha mais de 100ml e não podia levar na cabine. Fuck. My. Life.



Turno da noite: Granactive Retinoid 2% e peeling AHA 30% + BHA 3%. O retinol eu uso diariamente antes da dose noturna do alpha arbutin, exceto quando uso o peeling (duas noites por semana; esse eu prefiro não misturar com outras coisas). O retinol tem uma textura meio rala e as gotas escorrem logo; como eu não curto pôr o produto na mão antes de passar no rosto (pra não desperdiçar) tenho que inclinar um pouco a cabeça para trás e ser rápida. O uso deve ser exclusivo noturno (e o frasco mantido em local escuro) porque a luz do sol degrada a vitamina A. O rosto deve estar 100% seco porque a água também reduz as propriedades do retinol. Você deve deixar o produto agir sozinho por pelo menos 10-15 minutos antes de aplicar outra coisa.

O peeling tem uma cor vermelho sangue lindíssima que vai ficar na sua cara durante os 10 minutos em que você deixa o produto agir - cuidado pra não assustar o bebê. :) Ele tem fama de causar uma certa ardência/formigamento na pele, mas eu só senti esses efeitos, muito de leve, na primeira vez que usei; hoje em dia é sussa. Muitos usuários se queixam de que o ácido irrita a pele e se você nunca usou esse tipo de química é preciso ir aos poucos. Como eu já conheço a minha "casca grossa" resolvi arriscar; deixo os 10 minutos inteiros e uso duas vezes por semana. Mas há quem só deixe metade do tempo e use uma vez por mês. Cada um com a sua realidade.



RESULTADOS: como eu disse anteriormente, dois meses é pouca coisa. Resultados com o retinol, por exemplo, costumam aparecer por volta dos 6-12 meses de uso contínuo. Vou perseverar e manter a esperança de que meus poros e ruguinhas vão diminuir, mas mesmo que não *melhore* nada (eu negligenciei minha pele ou usei os produtos errados por muito tempo; dei sorte por não estar destruída e não espero milagres) pelo menos ajuda a não piorar. Retinol é certamente um produto que vou usar para a vida, e encontrar nesse preço ajuda muito a não desanimar - é chato pagar 200 pilas por mês num vidrinho e não ter nada pra se gabar, né migs? Risos.

O peeling e o tônico de ácido glicólico pelo menos já melhoraram um tanto a textura da minha pele. Eu a sinto finíssima, como se fosse de criança; mais brilhante, saudável e como consequência a maquiagem assenta melhor. A sensação de pele limpa depois de usar o tônico pela manhã é deliciosa. Estou satisfeita com esses dois produtos e pretendo comprar novamente. O serum é OK, mas não percebi nenhuma melhora nas manchas de melasma. De novo, vou dar tempo ao tempo e tentar por mais alguns meses; se não notar nenhuma alteração significativa vou me render, catar um clínico que tope me encaminhar ao dermatologista e torcer pro abençoado me receitar hidroquinona. I will keep you guys posted. :)



E você, tem alguma rotina de cuidados com a pele? Ou é novinha(o) demais pra não se ocupar disso?
Mas meninos, ao menos usem filtro solar. Não era comum nos anos 90 mas eu me arrependo horrores de ter exposto minha desprotegida carinha ao sol por tantos anos. Hoje não tem desculpa. Go! ;)

6 Comments:

  1. Eu admiro que tem um ritual de beleza.
    Eu tenho ruguinhas, sardas, infestação de cravos todo o verão, umas duas espinhas por ano, olheiras. Sinto vontade de comprar produtos que ajudem a, como tu disse, não piorar, mas eu sei que não tenho a disciplina. Tem dias que eu tô cansada, sem saco e com sono, tiro a maquiagem com um bifásico e não passo água micelar porque não. Outros dias eu tô inspirada, limpo a pele e passo um hidratante - mas passo hidratante sem estar com a pele seca, é só pra me enganar.

    ReplyDelete
  2. Amei esse post. tenho rotina a noite e de dia nao tenho coragem but passo o protetor bonitinha.Quando eu estou cansada taco nivea na cara e morri para o mundo.

    ReplyDelete
  3. Também to nuns trial com um manipulado de glicólico e retinóico; fui ter um "surto" de pele oleosa na velhice, então, as dermatos aqui tb incentivam essas fórmulas. Dá pra comprar em prateleiras tb (ce que ta na gringa, os da Isdin são bem cotados; aqui é 150 qualquer coisa deles, então passo batido e fico com os da Vichy que são basicão mermo pero específicos praa acnes da vida - and custam 75 pratas em média).
    Para o melasma, tb rola um componente nesse manipulado mas agora não me recordo o nome...
    Não vi mudanças em relação a marcas de expressão e melasmas ainda, mas pra oleosidade e poros té que os ácidos funfam (o indisciplinadamente usando há uns 6 meses. Mas, o dia em que eu usar diariamente, deve dar certo).
    Keep going! E aproveita os produtos da riqueza daí! Hehe

    Ah! Outro que é caro bagarai aqui são os da Skinceuticals. Coisa de 300 reais, socorro. Se for serum então, melhor desistir e ficar com a acne, pq nem fazendo boleto anima a compra.
    É isso... braseel sendo braseel, as usual.
    Xoxoxo
    Bek.

    ReplyDelete
  4. Sou do time que paga dermatologista e usa certinho o que eles mandam desde os 19 anos por motivos de pele acneica. Há dois anos e meio parei o ac e lógico que tive problemas que estão controlados na medida do possível agora. Nós últimos tempos andei dando uma relaxada com o filtro solar e percebi umas manchas. Agora estou tentando criar o hábito de novo. Uso cetaphil, Avene, Vichy e Essencele (acho que é isso). E o filtro solar oil free. Comprei uma máscara com ácido hialurônico ontem, vamos ver no que dá.

    ReplyDelete
  5. E sobre o hidratante da Clinique, qual sua opinião? Acha que compensou as 5 libras a mais?

    ReplyDelete
  6. eu estou quase chegando nos 30 e nunca, nunca cuidei da pele do rosto. E é nessa hora que a gente sabe que deveria ter começado antes né? curti o post porque seu jeito de escrever é sempre sincero e muito divertido. Devo te acompanhar há uns 10 anos e é impressionante como tu fica cada dia melhor.

    beijão

    ReplyDelete